Salvador é a capital da Bahia, estado conhecido por suas belezas naturais, a simpatia de seu povo e a forte influência da cultura africana.
O gingado da capoeira, arte marcial que mais parece uma dança, os aromas e sabores dos quitutes, o sincretismo religioso e a miscelânea cultural são amostras da alegria de um povo que conhece, talvez por estar cercado por belezas naturais, o mais amplo significado da palavra vida. A cidade também abriga um dos carnavais mais animados e disputados do País.
A primeira capital do Brasil preserva um importante centro histórico, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco: o Pelourinho, que proporciona visitas a diversas igrejas do barroco brasileiro e casarões seculares.
Salvador tem mais de 300 igrejas. Uma delas é a Igreja de São Francisco, que se destaca pela imponência. Outro ponto importante é a Igreja do Senhor do Bonfim, um dos maiores símbolos da fusão de religiões na Bahia.
Em Salvador, o catolicismo convive intimamente com as religiões africanas, unindo Iemanjá a Nossa Senhora da Conceição, Iansã a Santa Bárbara, Senhor do Bonfim a Oxalá. A cultura africana está presente também na música e na dança, como a capoeira.
Na culinária, o predomínio também é de ingredientes de origem africana, como azeite de dendê, leite de coco, gengibre e pimenta. O acarajé, o caruru e o vatapá são pratos típicos, de fama internacional, que podem ser degustados nos tabuleiros das baianas.
Os principais jogos de futebol acontecem na Arena Fonte Nova. Originalmente construída em 1951, foi reinaugurada em 2013, com capacidade para 50 mil torcedores e recebe também shows e eventos.
Salvador é uma ótima porta de entrada para quem pretende esticar o roteiro pela Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê e Chapada Diamantina. Na Bahia há lugares onde a natureza está lindamente preservada e o Estado tem uma grande variedade de resorts e pousadas charmosas com ótima estrutura para receber turistas.