São Sebastião é a cidade mais antiga do litoral norte de São Paulo. São quase 30 praias distribuídas nos cerca de 100 km de costa, com várias opções de hospedagem e lazer. De carro, a distância entre a capital e São Sebastião é de, aproximadamente, 198 km.
São Sebastião
História
Antes da chegada dos europeus, a região era ocupada pelos índios Tupinambás e Tupiniquins. A Serra de Boiçucanga era uma fronteira natural entre suas tribos. Em 1502, Américo Vespúcio avistou a Serra de Boiçucanga e suas paisagens. Como era dia de São Sebastião, dia 20 de janeiro, o local foi batizado com o nome do santo.
Fundada em 1636, a Vila de São Sebastião conheceu grande riqueza entre 1720 e 1780 como local de escoamento de metais preciosos vindos de Minas para Portugal. O porto local era muito procurado por embarcações – piratas, inclusive – devido ao seu grande calado natural. Culturas como a cana-de-açúcar, o café e o fumo também prosperaram naqueles tempos.
Muita agitação
Os tesouros de São Sebastião hoje em dia são praias, ilhas e enseadas emolduradas pela vegetação luxuriante da Mata Atlântica. É o trecho mais badalado do litoral paulista graças à boa infraestrutura hoteleira, ao comércio forte e à gastronomia diversificada.
Na alta estação e nos feriados prolongados, as areias de praias como Maresias, Juquehy (ou Juqueí), Barra do Sahy, Camburi e Boiçucanga transformam-se em ponto de encontro da juventude paulistana.
O cardápio de atrações é extenso. Turismo histórico,surfe,mergulho, caminhadas, passeios de lanchas, canoagem e banhos de cachoeira. A cena noturna em São Sebastião costuma ser bastante agitada e boates funcionam a todo vapor até o raiar do sol.
Apesar do intenso agito, se você quiser um passeio mais tranquilo pode caminhar pelo sossegado e bem preservado centro histórico do município, que tem igrejas, capelas e prédios dos séculos 17 e 18.
Perto de São Sebastião está Ilhabela, a maior ilha marítima do Brasil. Conhecida também como Capital da Vela.
Fonte: Visit Brasil