História de Ubatuba
No século XVI, a região de Ubatuba ficava em território dos Tupinambás, povo indígena que habitava as costas brasileiras, muito temido pelos europeus por conta de seus hábitos antropofágicos. Com o tempo, os Tupinambás foram pacificados e Jordão Homem da Costa, nobre português dos Açores, e mais alguns colonos fundaram o povoado de Ubatuba, em 1637.
Praia e natureza
A cidade tem áreas de preservação, como a Ilha Anchieta e as Praias Brava e Camburi, ale´m de centros de estudos, como o Projeto Tamar, destinado à preservação das tartarugas marinhas presentes na costa brasileira. O Projeto é aberto a visitação e é uma atração perfeita para crianças.
As mais de 100 praias que a cidade oferece proporcionam cenários de rara beleza e paz. A combinação de águas límpidas, areia clara e floresta é um verdadeiro banquete para os sentidos.
A cidade tem praias para todos os públicos. Famílias em geral preferem as tranquilas praias da Domingas Dias e da Enseada. Já a belíssima Praia do Cedro, de difícil acesso e praticamente intocada, é a mais procurada pelos aventureiros e por quem deseja fugir do agito.
Ubatuba é considerada a capital do surfe, pois é um dos destinos ideais para praticar a modalidade e tem praias com ondas de todos os tipos, algumas perfeitas para amadores, e outras, para profissionais. A Praia de Perequê Açu, por exemplo, é indicada para quem está começando, e as de Itamambuca e Félix são mais apreciadas por sufistas experientes.
Ubatuba ainda oferece cachoeiras, ilhas onde se pode praticar mergulho e opções de trekking que desbravam praias virgens, ruínas de fazendas e trechos da exuberante Mata Atlântica.