A Represa de Guarapiranga, construída pela São Paulo Tramway Light and Power Co. em 1908, é um reservatório para o abastecimento de água potável situado na divisa entre os municípios de São Paulo (Zona Sul), Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, no estado de São Paulo, no Brasil, oferecendo e abastecendo água para mais de 4 milhões de pessoas no Estado.
Dela só é habituado ter novidades nos períodos de estiagem ou quando os ambientalistas constituem soar o alarme de poluição dos mananciais que a abastecem. É, ainda, utilizada para o controle das cheias dos rios da região e como local de esportes náuticos e lazer ao longo de seu percurso de 28 quilômetros de margens, destacando-se a importância nos esportes de velaː há vários clubes de iatismo no seu entorno, como o Yacht Club Santo Amaro, berço de vários campeões.
A Represa oferece lindas paisagens, algumas praias de areia, um grande número de pássaros típicos do Pantanal, um bom número de restaurantes, clubes, marinas e alguns parques.
Nos finais de semana milhares de paulistanos frequentam a represa nos finais de semana para nadar, pescar, praticar esportes náuticos entre outras atrações.
Existem muitos esportes sendo praticados nesta represa assim como velas e regatas.
Vale a pena dar uma conferida!