fbpx

Quais são as diferenças entre Barco, Lancha e Iate?

Icon
Icon By Mare Alta Charter
Icon 0 comments

As diferenças entre barco, lancha e iate podem parecer pequenas para quem é leigo, mas é essencial para aqueles que buscam comprar um veículo aquático. Além das diferenças de funcionamento e de comportamento dentro d’água, existem questões específicas sobre a habilitação náutica, obrigatória para quem deseja conduzi-los.

Ao longo deste post, mencionaremos as principais diferenças entre os tipos de embarcações mais comuns, para ajudá-lo a entender o básico sobre o assunto. Pronto para saber mais? Continue a leitura!

 

O BARCO E SUAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Diferença entre barco e lancha

O barco é o veículo marítimo mais comum e simples de todos. Ele pode ser construído em madeira, fibra, alumínio e praticamente qualquer outro material que consiga flutuação. Normalmente, apresenta um motor na popa portátil (parte traseira) e é direcionado pelo manche e não por volante ou timão, como em uma lancha.

Esse tipo de veículo é encontrado com frequência em locais em que a pesca é muito presente, seja para consumo próprio ou para lazer — também chamada de pesca esportiva. Sua utilização pode ir além da pura e simples locomoção: o transporte e o turismo são dois exemplos dos seus variados propósitos.

Dentro da categoria dos barcos, podemos encontrar as balsas, as canoas e os veleiros, assim como navios e aerobarcos.

 

A LANCHA E SUAS PARTICULARIDADES

Diferença entre barco e lancha

A lancha é muito utilizada para lazer, turismo e pesca. Muitas vezes, também está presente em alguns esportes — como no Wakeboard, por exemplo.

Dentre as características principais desse modelo estão a presença de volante para a direção, os seus motores — uma lancha pode apresentar mais de um motor — e o seu casco, que normalmente é criado visando um maior desempenho na água. Isso faz com que o veículo seja capaz de navegar em rios, lagos, represas e até mesmo no mar aberto, o que nem sempre os barcos são capazes de fazer.

Essa embarcação pode ser luxuosa, com quartos e outras instalações que permitam um passeio mais agradável e seguro. Assim como os barcos, pode ser operada de maneira individual, caso seja o objetivo do proprietário.

 

O IATE E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS

Diferença entre barco e lancha

O iate é a embarcação mais fácil de identificar: normalmente, é o maior em extensão — com exceção dos navios.

Os modelos mais avançados são movidos a motor diesel e podem ter, em sua estrutura, vários quartos e banheiros para garantir maior conforto e luxo para as viagens em alto-mar.

Dificilmente vemos um iate navegando em rios pequenos e em outras localidades que sejam de difícil manobra. Outro ponto que não costuma ser forte nessa categoria é a performance, quase sempre trocada pelo conforto e por uma viagem mais tranquila.

Os iates costumam fazer parte dos veículos marítimos mais caros. Em situações ocasionais, podem até mesmo precisar de uma tripulação treinada para conseguir navegar.

Com esse conhecimento, fica mais fácil definir quais são as melhores opções para suas necessidades, certo? Assim, você se sentirá mais seguro e poderá fazer o investimento correto. Na hora da compra, lembre-se de que um consórcio de veículos náuticos pode ajudá-lo!

Gostou deste post sobre as principais diferenças entre iate, barco e lancha? Então, aproveite para conhecer mais a respeito dos diferentes tipos de embarcações!

Fonte

×