fbpx

Mergulho em alto mar: o que é necessário para ter essa experiência?

Icon 28 de março de 2019
Icon Por Mare Alta Charter
Icon 0 comments

Mergulho em alto mar é uma experiência única e bastante agregadora para os apaixonados pelo fundo do mar. Além das visões maravilhosas das belezas desse lugar, ainda há a emoção de algo radical e estimulante.

Por isso, é normal, para quem já tem alguma experiência, querer aumentar o nível de risco para obter novas experiências. E uma opção é o mergulho em alto mar.

A diferença entre mergulhos convencionais e em alto mar está relacionada com a distância da orla e também com a profundidade. Nesse segundo caso, é possível descer, até mesmo, mais de 30 metros da superfície.

Por isso, é importante saber o que é necessário para ter essa experiência, já que, por ocorrer em distâncias mais profundas, ela exige maior competência técnica e cuidados. Veja 5 questões necessárias para análise antes de começar esse tipo de atividade.

Tenha o equipamento necessário para mergulho em alto mar

Em primeiro lugar, é preciso se certificar de ter todos os equipamentos necessários para mergulho em alto mar. Isso porque, diferentemente do convencional, é possível se perder da equipe na embarcação e pode ser necessário utilizar itens de segurança que estejam à sua disposição.

É necessário sempre verificar a qualidade deles, para que não ocorram problemas operacionais derivados de defeitos ou qualidade ruim, causando sustos desnecessários e, até mesmo, situações que coloquem você em risco de morte.

Faça o curso de mergulho em alto mar

Como falamos, há diferenças reais entre o mergulho convencional, realizado superficialmente, e o mergulho em alto mar. Por isso, demanda-se um conhecimento específico, em primeiro lugar, de técnicas de mergulho em altas profundidades, dos meios de lidar com a pressurização, etc.

Também é imprescindível aprender manobras de segurança, principalmente caso fique à deriva por um tempo. Assim, você poderá garantir que o desespero não tomará conta em alguma situação de emergência e que poderá encontrar soluções racionalmente até que possa ser resgatado.

Avalie sua experiência com mergulho

Antes de pensar em mergulhar em alto mar, é essencial que você tenha uma boa experiência como mergulhador, assim, terá mais segurança nas técnicas básicas da prática que poderão ser úteis.

O princípio é o mesmo de qualquer atividade: se você tem conhecimento e experiência de níveis mais básicos, não terá tanta habilidade para lidar com atividades que exigem conhecimentos mais avançados. É assim em exercícios básicos, como musculação, e também naqueles mais complexos, como voo, por exemplo.

Por isso, dedique-se a uma boa experiência com mergulho tradicional antes de cogitar esse novo tipo de atividade.

Escolha um bom local para mergulho

A escolha do local também é essencial para ter uma boa prática. Alguns podem ter uma maior dificuldade de visualização, fazendo com que sua experiência não seja tão interessante.

Também é necessário, principalmente nos primeiros mergulhos, escolher áreas mais tranquilas para que possa evitar riscos de ser levado para regiões distantes da embarcação de apoio e ficar à deriva mais tempo do que o necessário.

Preze sempre pela sua segurança

Como falamos, o mergulho profundo pode levar a uma série de riscos, principalmente por ser uma atividade mais avançada e complexa. Por isso, é essencial que você sempre preze pela sua segurança ao praticar esse exercício.

Faça os cursos atentamente; siga as normas de segurança; em caso de emergência, sempre siga os protocolos e dedique-se à experiência apenas quando estiver seguro.

 

Tem amigos mergulhadores que também gostariam de descobrir o que é necessário para praticar mergulho em alto mar?

Compartilhe esta publicação em suas redes sociais e leve essa informação a eles!

Fonte

×